Escala Glou Glou

Escala Glou Glou

A criação da escala Glou Glou tem por objetivo aportar mais informação sobre o vinho de fermentação espontânea que será degustado.

Através de um infográfico é possível visualizar em níveis a facilidade degustativa de um determinado vinho.

O gráfico da escala foi inspirado nas leveduras selvagens que fazem o processo de fermentação espontânea do vinho e sua reprodução assexuada.

Cada levedura filha está ligada a levedura mãe ao centro. A cor da levedura filha ligada a mesma cor da levedura mãe é o que determina o padrão da escala. A visualização da escala deve ser feita da direita para a esquerda.

A primeira cor é verde bandeira representando o nível mais fácil de beber, com mais facilidade degustativa, portanto o mais Glou Glou da escala.

Na sequencia a cor verde clara, o amarelo, o laranja e por fim o vermelho, representando o vinho de sabor mais exótico ao paladar.

Lembrando que a escala é uma sugestão de facilidade degustativa, para informar tanto os conhecedores quanto aqueles que estão iniciando nos vinhos de fermentação espontânea. É recomendado que no caso de ser um iniciante aconselha-se optar pelo vinho que apresenta os níveis iniciais da escala, como verde bandeira e verde claro. Posteriormente podendo avançar pela escala conforme seu interesse. O avanço pela escala permite ao iniciado uma experiência de descoberta e autoconhecimento do seu próprio paladar.

É importante ressaltar que a Escala Glou Glou NÃO está relacionada  a qualidade do vinho e sim a uma exploração educativa ao seu paladar. É possível refletir, avançando pela escala , o quanto e quais padrões degustativos estamos dispostos a quebrar. Saindo da nossa zona de conforto é possível redescobrirmos nossos limites sensoriais e fazer uma escolha: ultrapassá-los ou não.

 

Post by gabriela

Comments are closed.